Visita do TEREBUS à garagem da 1001 em Nova Friburgo

Roger W.

No último dia 5 de maio, a Equipe TEREBUS pôs o pé na RJ-130 e rumou para a cidade de Nova Friburgo. A missão: fazer o primeiro roteiro fotográfico da equipe fora do municipio de Teresópolis. Um dia inteiro respirando busologia, e conferindo de perto a situação do sistema de transportes públicos, municipal e intermunicipal de Nova Friburgo. dentre vários registros, o ponto alto do roteiro: a visita à garagem da Auto Viação 1001 Ltda naquela cidade.

Assim sendo, fomos até a garagem e solicitamos na portaria a autorização, sendo de pronto muito bem atendidos pela funcionária Márcia, que cordialmente levou até o Sr. Reis, gerente do setor Nova Friburgo da 1001 o nosso desejo, que para nossa realização foi atendido, nos proporcionando um dia de trabalho muito especial.

O Sr. Reis nos conduziu pela garagem, onde colhemos, como primeira impressão, a rapidez com que os funcionáris da 1001 recuperaram a garagem, inundada por completo na fatídica chuva da madrugada de 12 de janeiro. Impossível esquecer, ainda mais sendo morador da Região Serrana, aqueles momentos pavorosos, onde, entre uma trágica imagem e outra, aparecia a garagem da 1001, filmada de um helicóptero, completamente inundada. A empresa teve inúmeros prejuízos, e como consequência vários carros sendo reformados e postos à venda. O reflexo daquela triste data foi percebido por nós, ao conferirmos a presença de carros que até então não iriam para o setor FRB tão cedo, como os Busscar Urbanuss Pluss e Marcopolo Viale, ambos com ar condicionados e que estavam nas linhas entre o Rio e Niterói, além de um Viaggio 1050, todos sobre chassis MBB OF-1722M, segundo o Sr. Reis, “emprestados por outros setores”, e sendo usados nas diversas linhas intermunicipais que interligam Friburgo e o Centro-Norte fluminense.

Também tivemos a oportunidade de conhecer, internamente, um veículo utilizado no serviço Double Service, que consiste em aliar, num mesmo carro, os serviços Leito e Semi-Leito, sendo o primeiro com seis assentos disponíveis e o segundo, com vinte e nove assentos disponíveis. Em Nova Friburgo, este serviço está disponível para o público na linha Nova Friburgo – São Paulo, em uma saída diária, sempre às 21:25hs. Durante o dia também há uma saída (10:40hs), mas esta é feita com ônibus convencional.

O Sr. Reis também nos apresentou o setor de manutenção da garagem, mostrando-nos o funcionamento do sistema de ordem de serviço utilizado pelos mecânicos, o que confere agilidade na hora de recolocar os carros com avarias novamente nas ruas.

Clique aqui e confira todas as fotos desta visita da Equipe TEREBUS ao setor FRB da Auto Viação 1001 Ltda, que muito nos honrou enquanto grupo de amantes da busologia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s