Tarifa passa a custar R$ 2,50 a partir desta quarta, 25/05/2011.



Roger W.

Entrou em vigor à 0h desta quarta-feira, o reajuste na tarifa do transporte urbano de Teresópolis, conforme publicado em decreto no Diário Oficial do Município, no último dia 20. O reajuste é de 8,69%, e menor do que a inflação acumulada desde o último reajuste, em junho de 2009 (12%). O TEREBUS apurou que, num primeiro momento, a Viação Teresópolis não reajustará a tarifa em suas linhas municipais.

Importante ressaltar que, pela primeira vez, o reajuste foi publicado em decreto, e junto a esse fato, também foi decretada a criação de um grupo de trabalho para avaliação do serviço de transporte urbano de Teresópolis, visando a futura implementação do sistema de integração temporal.

Este grupo será composto por integrantes das secretarias municipais de Governo, Administração, Segurança Pública (que é a secretaria que cuida do trânsito e dos transportes) e da Procuradoria Geral, além de representantes das empresas de ônibus.

Também será estudada a delicada questão das gratuidades, consideradas excessivas em Teresópolis, e que acaba por interferir no cálculo final da tarifa.

O decreto determina, ainda, que as empresas instalem, em 100% de suas frotas, um sistema de controle por GPS, visando detectar a razão dos atrasos nas viagens, um dos principais motivos de reclamação daqueles que se utilizam do transporte coletivo em nossa cidade. A PMT poderá solicitar um relatório às empresas, contendo as reclamações dos usuários, todas datadas, para que sejam analisadas e feitas as adequações necessárias ao serviço.

O grupo de trabalho terá 120 dias para apresentar o resultado dos trabalhos realizados.

OPINIÃO

Não nos surpreende a intenção da PMT, de que a cidade de Teresópolis implemente o sistema integrado de transporte público. Essa necessidade é antiga, e a cada ano que passa vai se tornando cada vez mais urgente a modernização do sistema, hoje totalmente ultrapassado e até mesmo estrangulado, haja visto que nos últimos dez anos a frota total do município de Teresópolis praticamente dobrou. Nós do TEREBUS tivemos a oportunidade de acompanhar uma explanação, na sede da Viação Dedo de Deus, de um escopo onde o sr. Azarias Carvalho, Gerente de Tráfego, apontou as deficiências no sistema atual e a necessidade de se reformular por completo a distribuição das linhas, adotando-se assim a integração em nosso município.

Gostaríamos também, assim como todo o povo de Teresópolis, de saber o resultado do estudo realizado pelo COPPE no ano passado, sob encomenda da PMT, até hoje não divulgado.

Continuaremos acompanhando de perto todo o noticiário que envolve a questão do transporte público de Teresópolis, nos diversos níveis, uma das razões a existência do grupo TEREBUS.

com informações do Portal Terê.

Acesse também a nossa comunidade no Orkut

Uma resposta para “Tarifa passa a custar R$ 2,50 a partir desta quarta, 25/05/2011.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s