TEREBUS internacional

O membro do TEREBUS, Fernando Luiz e sua esposa, Deise Antunes, “busóloga in law” estiveram passando uns poucos dias de suas mini-férias na capital portenha e na histórica cidade de Colonia del Sacramiento, no Uruguai, Incluso no pacote de viagem do casal estão os cliques e breve estudo do sistema de transporte dos 2 lugares, o que dará matéria maior para este site.

Uma das coisas mais interessante é que em Buenos Aires não há cobradores ou roletas, sendo as passagens pagas apenas em moedas, havendo uma máquina dentro de cada AUTOBUS que dá o troco ao passageiro. Esta experiência nós vivemos ontem na linha 26 e na linha 29, que liga o bairro de La Boca, dos famosos Caminito e Bombonera a Plaza de Mayo (não sendo este o ponto final), onde está a Casa Rosada, sede do governo federal local.

Parte da passagem é subsidiada pelo governo, sendo muito barata, mesmo para os níveis da economia da Argentina, desvalorizada em relação à nossa, por exemplo. Os preços variam de acordo com a quilometragem e o local para onde se dirige. Ao entrar, caso não saiba o valor, basta perguntar ao condutor, que lhe dirá qual o valor a ser colocado na máquina registradora, como seu fosse um telefônico antigo que aceitava fichas (curiosamente na Argentina ainda existe esse sistema nos telefones públicos, agregado a outro mais moderno. Diga-se de passagem, todos funcionando muito bem. Precisei e tive êxito). Se houver troco a máquina emitirá o troco, tudo em moedas, sempre. Ao estar certo o pagamento a máquina emite um pequeno bilhete com o valor pago, a linha e o itinerário (fotos em breve). Mais uma vez digo, não há roletas e não há confusão por causa disso.

Há validador nos ônibus, usado por estudantes e idosos ao menos, sendo necessário um maior aprofundamento do tema.

Nos ônibus, quase todos de piso super baixo, os lugares reservados para os “descapacitados, como eles dizem, está sempre desocupado pelos capacitados. É questão de cultura, sem dúvida.

… continua…

Este slideshow necessita de JavaScript.

Uma resposta para “TEREBUS internacional

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s