Real Auto Ônibus compra a Faol e assume concessão de transporte

“As notícias que circularam no último mês foram confirmadas: a Viação Real é a nova concessionária de ônibus de Nova Friburgo. A compra da Friburgo Auto Ônibus (Faol) -foto- foi assinada na madrugada de sábado, 30 de junho de 2012, e a empresa carioca já assumiu a empresa friburguense.”

Agência: A Voz da Serra

Ainda é prematuro afirmar se a empresa mudará de nome e qual será a política da Real em relação ao transporte Friburguense. Todavia, dona de mais de 750 veículos com baixa rodagem (em média um ano e meio de vida), a nova concessionária deverá promover uma renovação paulatina de parte dos 177 coletivos.

A Faol foi fundada em 1950 e sempre foi administrada por um grupo de empresários da própria cidade.  Atualmente são aproximadamente 100 linhas urbanas, 1.225.000 km rodados e 53.300 viagens realizadas mensalmente, integrando todo o município de Nova Friburgo, áreas urbanas e rurais.  A empresa tem sua sede no distrito de Conselheiro Paulino, às margens da Rodovia RJ-116.

A Real também tem vasta experiência no setor. A empresa carioca data de 1953 e completará seis décadas em 2013. Ela é presidida pelo empresário Cláudio Callak que, segundo informações, deve fazer investimentos na recém-adquirida Faol, entre eles, a integração ao sistema Rio Card. Atualmente a Friburgo Auto Ônibus Ltda. possui um sistema próprio de bilhetagem eletrônica – o FRICARD – não aceitando, paralelamente, nenhum outro Smart Card.

10 Respostas para “Real Auto Ônibus compra a Faol e assume concessão de transporte

  1. Todos os moradores de Friburgo sabem que os serviços prestados pela Faol são ruins Ex. o sistema de integração que só é feito dentro da rodoviária no centro. Agora com o sistema de rio card vai poder ser feito em qualquer ponto. Em relação aos ônibus, a Faol só tem carros velhos, a Real tem uma frota nova que com certeza será usada em Friburgo. A população tem que receber a Real de braços abertos, afinal acabou o monopólio da Faol. Me digam quantos carros rodam em Friburgo atualmente à noite? Será que não tem movimento nas ruas? E se você precisar do ônibus à noite ou na madrugada?
    Você morre esperando!!!!!

  2. Gostaria de parabenizar a Real pela compra da FAOL. Só deixo aqui meu protesto: Tem que investir na qualidade tanto de veículos como de pessoal. ônibus novos, funcionários mais educados e com mais profissionalismo. Fazer um excelente controle de tráfego, pois os funcionários que estão aqui acredito que não entendem muito bem. Controle de horários, mais ônibus nas linhas e diminuição do tempo, neste caso colocando mais ônibus em todas as linhas e aumentando o horário de circulação. E acabar de uma vez que o passageiro só pode pegar o ônibus quando ele desce pro centro. Eu digo isto pois, minha esposa com criança, bolsa, mochila podendo pegar o ônibus subindo, pois iria um pouco mais confortável uma vez que ela está com criança, não tem que esperar o ônibus descer para poder pegar, aí já vem lotado e a educação do povo friburguense ainda está longe da generosidade. Espero que vcs melhorem e muito a qualidade de transporte da nossa cidade. Grande abraços e mais uma vez parabéns.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s