Riocard assume bilhetagem eletrônica em Teresópolis

Marcus Wagner – O Diário de Teresópolis, edição de 11 de setembro de 2012

O Riocard chegou a Teresópolis para substituir os cartões de passagens que atualmente são utilizados nas linhas de ônibus do município. A loja está funcionando na rua Dr. Aleixo, 230, na várzea, em frente ao supermercado Flor da Posse. Em um espaço amplo, são disponibilizados dos ambientes para as operações de cartões valorados de um lado e os de gratuidade do outro. A substituição será feita gradativamente.

 “A Riocard está chegando com o seu cartão que já é muito conhecido e utilizado em outros municípios que utilizam o mesmo sistema de bilhetagem, então vai ser uma mudança muito tranquila para os usuários, porque eles não vão ter nenhum prejuízo com relação às condições que eles já possuem dos cartões, então estamos vindo com a nossa tecnologia, com a nossa expertise de lidar com o meio de transporte através da utilização do meio de transporte eletrônico”, explicou a coordenadora de atendimento Adriani Araújo.

 O único cartão de gratuidade que também tem validade em outras cidades é o de idosos acima de 65 anos. Adriani alertou que não é necessário se dirigir à loja da Riocard para já fazer a troca do cartão de gratuidade, já que isso só será feito dentro de algumas semanas e com um esquema especial de atendimento para evitar tumulto e desconforto: “Nós vamos fazer uma divulgação nos ônibus e nas escolas, vamos afixar cartazes avisando a população, nesse primeiro momento a idosos e (portadores de necessidades) especiais que nós vamos fazer a troca dos cartões. Essa troca será gratuita, não haverá nenhum custo para o usuário. Ele vai se dirigir aqui ao posto de acordo com a data que divulgarmos, vai ser feito um calendário de acordo com a inicial do nome, então a letra ‘A’ vai ter um dia para vir ao posto, a letra ‘B’ outro e assim sucessivamente. Ele vem aqui com o seu documento de identidade, com o comprovante de residência atual, fazendo um cadastro conosco e vai receber um cartão novo na hora, pronto para uso”.

 Já os cartões pagos são oferecidos em três modalidades: expresso, vale transporte convencional e vale transporte rápido. O primeiro é para o uso de pessoas físicas em geral e pode pagar a passagem de várias pessoas no mesmo veículo, sem restrições de quantidade e horário.

 O vale transporte convencional é destinado às empresas e uso dos funcionários, para cumprimento da lei que estabelece este benefício aos trabalhadores e pode ser usado até oito vezes ao dia, sendo que não é permitido pagar a passagem de outras pessoas. Este cartão só pode ser adquirido através do site www.cartaoriocard.com.br/vt.

 O vale transporte rápido também é destinado ao provimento do benefício ao trabalhador, porém não é carregável e possui valores pré-estabelecidos de R$ 40,00 ou R$ 80,00. Ele não é recarregável e também é restrito ao uso de uma única pessoa, até oito vezes ao dia. Assim cartão expresso, pode ser adquirido na loja da Riocard e nas agências do Itaú.

 Adriani Araújo destacou que a Riocard pretende implantar novidades no serviço de bilhetagem em Teresópolis, principalmente através do investimento em tecnologia: “Nós vamos trazer uma novidade para a idade que é a identificação através do cadastro biométrico, então quando o usuário vier aqui buscar o cartão, ele também vai fazer o cadastro da digital. Em breve, os ônibus terão um equipamento para o reconhecimento da digital. Além do usuário ser identificado pelo cartão eletrônico, vai ser identificado também pela digital”.

 O atendimento na loja da Riocard é feito de segunda a sexta-feira, de 8 as 17 horas. O usuário é atendido pela ordem de chegada, através de senhas.

 

NOTAS DO TEREBUS

– A loja do Riocard é a mesma onde funcionava a bilhetagem da VDDL (Via Oro/Orovale);

– Cartões da Riocard em linhas municipais em Teresópolis não chegam a ser uma novidade, uma vez que a empresa Teresópolis já utiliza há algum tempo, em suas linhas municipais inclusive, o sistema da FETRANSPOR. No entanto, na grande maioria das linhas, estas de responsabilidade das empresas Dedo de Deus e 1° de Março, será sim, uma novidade para os usuários do sistema.

2 Respostas para “Riocard assume bilhetagem eletrônica em Teresópolis

  1. O cartão RIOCARD FETRANPORT convencional (forneciddo pelas empresas aos seus funcionários, pessoais), No modelo anterior de bilhetagem, quando utilizado exclusivamente na VDD e VPM somente podia ser recaregado na garagem da empresa. Fica minha dúvida se agora ele pode ser recarregado nas catracas dos coletivos?

  2. ESTÁ UMA PORCARIA,MINHA FILHA ESTÁ SEM ESTUDAR PORQUE O CARTÃO NÃO PASSA E A VIAÇÃO DEDO DE DEUS NÃO ACEITA A AUTORIZAÇÃO QUE ELES PASSAM PARA O ESTUDANTE,IREI AMANHÃ PROCESSAR TANTO A RIOCARD QUANTO A DEDO DE DEUS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s