TURISMO INTERNO – A Mulher de Pedra

O local é Vargem Grande. No km 12 da Tere-Fri, a localidade é uma das que mais cresceram com a construção de condomínios de veranistas e até de moradores. No entanto, o que mais chama a atenção não são as belas casas construídas no bairro mas sim a formação rochosa conhecida como Mulher de Pedra.

O cume é divisa entre Teresópolis e Cachoeiras de Macacu, estado do Rio de Janeiro.

Com 2.040 m de altitude, aproximadamente, a vegetação em torno é a típica da Serra dos Órgãos, que se caracteriza pelas florestas densas e mata fechada, englobando arbustos, ervas e trepadeiras de folhas compostas e estipuladas.

Assemelha-se à figura de uma mulher deitada, cujo recorte é reproduzido pelos cimos das montanhas. Apesar da grande beleza paisagística e de avistar-se localidades do 3º Distrito de Teresópolis e a Serra do Subaio, que separa os municípios de Teresópolis e Cachoeiras de Macacu, o atrativo é ainda pouco visitado.

Os habitantes locais conhecem os guias para a subida do “peito” e podem ser encontrados através de informações no barzinho, em frente ao mercado Penedo/Vargem Grande, logo na entrada da localidade.

Para visitar este acidente geográfico, o acesso é pela estrada RJ-130 Teresópolis-Friburgo, no km 12. De lá, até o local de melhor visualização não são mais que 3 km, entrando à direita onde há uma pequena bifurcação que ao lado esquerdo há um comércio vendendo vasos marajoara. À direita temos a Igreja Católica local. Entrando à direita logo você se deparará com a linda montanha a sua frente, tendo entre você e ela, o Haras Dedo de Deus, que se destaca por ter no meio da pista de apronto dos equinos uma vasta e bem cuidada horta. Dali os cliques são imperdíveis.

Retornando à bifurcação temos seguindo à esquerda, uns 2 km a frente, a entrada para o Hotel Le Canton, à direita, assim como o Espaço Valéria Fernandes, onde pode ser encontrado pasteis exóticos. Dali tem-se uma bela vista da montanha também.

Horários de ônibus de Teresópolis para Vargem Grande (linhas que entram na localidade).

Clique no link ao lado – http://www.dedodedeus.com.br/linhas/35abc.xml

Quer saber mais horários? Acesse https://tere-bus.com/linhas-e-horarios/

2 Respostas para “TURISMO INTERNO – A Mulher de Pedra

  1. Muito show… quero ir até Vargem Grande conhecer esses pastéis exóticos e andar nesses Volksbus da Dedo de Deus! 😀

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s