RELEMBRANDO O SERVIÇO EXECUTIVO

As linhas executivas em Teresópolis tiveram inicio em 1997, com a Linha circular Alto x Várzea, operada com 4 carros em intervalos de 15 minutos. A frota executiva era composta pelos micros Sênior GV, com chassis Mercedes LO814, com 25 poltronas reclináveis e porta-pacotes. Tempos depois, as linhas foram extendidas, passando a atender os bairros do Comary e Soberbo, os ligando até a Várzea.

image

Nos idos de 2000, foram incorporados a frota 4 novos executivos, retirando os pioneiros GV’s. A renovação foi feita com os confortáveis Busscar Micruss, sob chassis LO914 (carros 2000, 2001, 2002 e 2003). Os veículos eram dividos nas linhas Soberbo x Várzea e Comary x Várzea (2 carros em cada). Nessa compra, a pintura também foi renovada, perdurando até o fim do serviço.

image

Anos depois, com a legalização do serviço alternativo (Vans) para o interior do município, foram adquiridos mais 6 veículos, esses sob chassis VW 9-150OD, operando linhas até Venda Nova e Providência, este ultimo tempos depois findando-se.

image

Por um tempo, a renovação da frota executiva permaneceu estagnada, mas o nivel de conservação dos veículos operantes nunca deixou a desejar. No fim de 2006, foi adquirido um novo veiculo, desta vez o Marcopolo Sênior sob chassis LO915, sendo este o primeiro executivo com motorização eletrônica. O veiculo era escalado na então 50B Soberbo x Varzea, hoje extinta.
image

Em 2007, chegaram os Sênior Midi 1030 e 1031. Esses eram maiores, aumentando a oferta de poltronas por viagem. A época, um operava a Soberbo x Varzea e um a Rodoviária x Venda Nova. Os veículos tinham chassis VW 15-190 EOD.

image

Tempos depois, em 2010, as linhas com direção ao Alto sofreram alterações. A linha Comary x Várzea foi absorvida pelas linhas do Soberbo, essas transformando-se em Soberbo x Várzea via Comary e Soberbo x Vale Paraíso via Comary, sendo operadas desta forma até 2012.

image

http://www.youtube.com/watch?v=7T-vGVGJTzo

Em 2011, os Micruss VW nos davam adeus, permanecendo na frota os veículos 2006, 1030 e 1031, alem do recem-chegado 2000, um Sênior Ex-Fagundes. Assim, a frota retornava aos inciais 4 carros, lá de 94.

image

2011 também foi ano de nova linha executiva, essa ligando 40 Casas até a Várzea, via Rosário. Era a linha 64A, que circulou por pouco tempo, com o carro 1031. Em 2012, novidades: Acontecia a ultima renovação dos executivos, com os Micros Caio Foz, sob chassi VW 9-150EOD. Os veículos tinham as numerações 2002 e 2003. Neste mesmo ano, a linha 50B Soberbo x Várzea foi extinta, restando somente a linha 50A Soberbo x Vale Paraíso. O Comary passou a ser servido pelas linhas convencionais 19A e 19B, que ligavam o bairro até a Tijuca, com os novos Foz, estes, convencionais.

image

image

image

Em 2013, a linha 50A dava seus últimos suspiros como executiva, tornando-se, tempos depois, uma linha com serviço convencional, encerrando a era executiva ate o Alto. Restaram, ainda, as linhas 59A e 59B, ligando Rodoviária até Venda Nova e Imbiu, que neste mesmo ano, também perderam os carros executivos.

image

Hoje, a linha 50A é operada como T.U, não saindo aos fins de semana e períodos nao-letivos. As linhas 59A e 59B permanecem, mas, com menos horários do que quando possuía serviço diferenciado. A pergunta que deixamos, é: Porque nao retornar com tal serviço? Não existe demanda suficiente?

image

E você, usuário? Utilizaria as linhas executivas, mesmo que essas tivessem tarifa mais cara, porem, maior conforto? As linhas executivas podem ser uma viável solução para o transito caótico da cidade. Sim! Pois com tal serviço, o usuário pensa duas vezes em retirar seu carro da garagem, passando a utilizar um veiculo com maior conforto e pontualidade, chegando ao seu destino com conforto quase que equivalente ao de seu carro.

image

A esperança é a ultima que morre! Ainda sonhamos, um dia, em vermos novamente, os executivos nas ruas, cumprindo suas funções e melhorando o padrão do serviço prestado.

Texto por Johnathan O.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s