Audiência do DETRO: Veja como foi

Aconteceu no último dia 17, em Teresópolis, audiência do DETRO (Departamento de Transportes do Estado do Rio), para tratar de assuntos pertinentes á licitação que será aberta brevemente pelo órgão juntamente ao governo estadual. Na licitação, estavam previstas as audiências, que tem como principal objetivo, recolher os anseios e sugestões da população usuária do Transporte Público, afim de enriquecer todo o processo, ouvindo quem mais precisa do serviço.

12273690_920753191347295_8301512684653162210_o

Na audiência foram abordados pontos importantes como a nossa ligação com a cidade do Rio de Janeiro (Passagem cara e horários defasados), acessibilidade nos ônibus rodoviários, implantação de novas linhas e até mesmo o serviço de barcas até Magé, havendo integração multimodal até Teresópolis. O grupo Terebus formalizou, na figura de Roger W, um de nossos membros, a entrega de abaixo-assinado a favor da criação da linha Teresópolis – Piabetá via Guapimirim, luta engajada juntamente com grupo do referido distrito da cidade de Magé.

>Seguem abaixo, considerações de Roger W:

“A concessão será de vinte anos, prorrogável por mais vinte, sob critérios de prestação adequada do serviço, e em havendo o interesse do Estado na renovação. O modelo adotado é o de Caráter de Exclusividade, onde a concorrência é pelo mercado, ou seja, a concorrência propriamente dita se dá no momento da licitação. Quanto aos critérios de participação no certame, exige-se ao licitante ser Pessoa Jurídica brasileira, do ramo do transporte por ônibus, bem como também será permitida a formação de consórcios. Nestes, poderá haver grupos ou empresas estrangeiras, contudo, o líder de cada consórcio deverá ser uma PJ brasileira, atendendo aos requisitos citados anteriormente. Uma PJ que participe isoladamente da disputa, não poderá integrar quaisquer consórcios, bem como um licitante não poderá participar de mais de um consórcio.

A licitação será dividida em duas fases, a saber:

1) Habilitação: Nesta fase, os interessados deverão comprovar 30% de frota mínima, bem como apresentar documentos comprobatórios de reserva técnica na frota.

2) Proposta de Preço: Licitantes poderão concorrer a todos os lotes, mas elencando uma ordem de preferência. O critério de escolha será o maior valor de outorga. A proposta de preço deverá estar respaldada por estudo de viabilidade econômico-financeira. Haverá a possibilidade de revisão da tarifa a cada quatro anos, quanto a alterações na fórmula de cálculo da mesma, o que não ocorre hoje.

PROPOSTA DE LINHA PIABETÁ – TERESÓPOLIS VIA GUAPIMIRIM

Foi solicitada a participação e direito de fala, onde pude expor, resumidamente, as vantagens deste serviço. Na oportunidade, entreguei o abaixo assinado ao presidente do DETRO, ressaltando que no cabeçalho do referido abaixo-assinado havia importantes dados que fundamentam a criação desta linha.

O presidente do DETRO informou que aceitariam o pedido e o levariam a ser analisado, ressaltando que definições neste momento seriam prematuras. Informou, ainda, que a sugestão e o documento de abaixo-assinado serão entregues ao licitante vencedor do lote em questão ao fim do processo licitatório, no primeiro trimestre de 2016.”

12248226_702259653243125_3033323927640418401_o

A ligação com Piabetá pode ser feita com ônibus urbano, barateando o custo da tarifa e da operação para empresa, beneficiando ambos os lados.

>Veja abaixo, vídeo da íntegra da audiência:

Terebus, para quem não dorme no ponto.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s