OUTUBRO ROSA- TEREBUS na luta contra o câncer de mama.

Outubro Rosa é um movimento popular  internacional, começou na década de 1990 para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. Anualmente, várias atividades são realizadas com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são esperados 57.960 casos novos de câncer de mama este ano no Brasil. A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença (cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos). Outros fatores que aumentam o risco da doença são fatores ambientais e comportamentais, Fatores da história reprodutiva e hormonal e Fatores genéticos e hereditários.

Em grande parte dos casos, o câncer de mama quando detectado em fases iniciais há mais chances de tratamento e cura. Todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.
Através dessa campanha, foi possível diminuir o número de óbitos causados por este tipo de câncer.

Em Teresópolis, nosso amigo Moacir ,que é ligado a área da saúde, ressaltou a importância do autoexame das mamas ,onde conseguiu salvar sua esposa,através do diagnóstico precoce.
Esteticamente ,o câncer de mama afeta agressivamente a estética feminina,pois em alguns caso é necessário a remoção da mama infectada e,posteriormente, a perda dos cabelos devido as sessões de quimioterapia.
Para encorajar sua esposa, Moacir criou algumas frases, dentre elas:
“-Sem um dos seios a mulher sobrevive, com o Câncer, não.”
(Moacir)

“-É melhor esperar os cabelos voltarem a crescer do que o câncer voltar , pois sem cabelo a gente vive,com o câncer ,não!!!”
(Moacir)

No Rio de Janeiro, o Motorista Jair da Silva Santos, mais conhecido como “Jair da Kitnet”, da empresa de ônibus Mathias,que faz a linha 606 – Rodoviária x Engenho de Dentro,decidiu reforçar a campanha do OUTUBRO ROSA,distribuindo fitas rosas e folhetos informativos sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. de forma bem humorada  utilizando seus apetrechos nas cores rosas em seu ônibus,ele faz um alerta sobre doença. os passageiros aprovaram essa iniciativa.
parabéns Jair da Kitnet.

Fique atento aos sinais do seu corpo.
Faça o autoexame das mamas.
Previna-se
Texto adaptado: Ministério da Saúde
Vídeo: Rio Ônibus

Agradecimentos ao amigo Moacir Carreiro – Terebus

 

 

 

 

T E R E B U S  – Para quem não dorme no ponto!!!

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s