A seleção é da Terra do Futebol!

O título deste artigo é uma espécie de fusão entre o slogan “A Seleção Brasileira é nossa!” e o nome da identidade visual do ônibus da imagem, “Terra do Futebol”.

A notícia de que a CBF voltará a trazer a Seleção Brasileira principal para treinar no CETRHEN – Centro de Treinamento Heleno de Barros Nunes – conhecido em nível internacional como Granja Comary, em alusão ao bairro homônimo em que está instalado, foi maravilhosamente bem recebida em Teresópolis. O impacto de uma boa notícia como essa era necessário para que recuperássemos um pouco da esperança perdida nos últimos anos.

No ano de 2009, quando a Seleção ainda era treinada por Dunga e disputava a reta final das Eliminatórias para a Copa de 2010, surgiu a notícia de que naquele ano a seleção principal se despediria de nossa cidade. A notícia provocou o surgimento de um movimento encabeçado pela prefeitura municipal em parceria com instituições da cidade, chamado “A Seleção é Nossa!”, que visava sensibilizar a alta cúpula do futebol nacional a desistir da ideia. Mas era tarde: o anúncio da construção de um novo e moderno CT na Barra da Tijuca foi um balde de água fria nas pretensões de Teresópolis, que continuou recepcionando seleções de base masculinas e as seleções de base e principal femininas. Junto a esse movimento, a Viação Dedo de Deus iniciou uma agressiva renovação de frota, onde foi adotada uma ousada identidade visual chamada “Terra do Futebol”. Esta pintura venceu o Concurso Nacional de pinturas de ônibus urbanos realizado no mesmo ano em Brasília.

A seleção não ficou aqui, mas a pintura foi mantida e neste ano de 2012, sofreu algumas alterações, contudo sem perder o contexto da ideia original. E aqui vão os cumprimentos de nossa equipe ao empresário Marcelo Augusto Oliveira, que idealizou e manteve esse projeto de identidade visual da empresa, que remete às conquistas de 1958, 1994 e 2002, iniciadas com treinamentos em Teresópolis, e que iria além da pintura dos ônibus: a ideia era que a cidade tivesse todo o seu mobiliário urbano voltado para o futebol, incluindo orelhões e pontos de ônibus.

Com a volta da Seleção Brasileira a Teresópolis, ganhamos todos: a cidade, o comércio, a rede hoteleira, a rede gastronômica, a população local e os turistas e visitantes. Aliás, que esse presente que ora recebemos seja a centelha para que enfim Teresópolis trabalhe um turismo mais intenso, e com isso a cidade seja redesenhada em sua estética urbana para tornar-se mais convidativa. Temos plenas condições de tornarmo-nos, como sugere a pintura da Viação Dedo de Deus, a Terra do Futebol! Que não percamos o trem, ou melhor, o ÔNIBUS da história, e engatemos a sexta marcha (a do HEXA!) rumo a dias melhores para nossa querida Teresópolis!

Roger W.

Uma resposta para “A seleção é da Terra do Futebol!

  1. Pingback: VIação Dedo de Deus divulga nota sobre o retorno da Seleção a Teresópolis | TEREBUS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s